2024-04-22

Moçambique - Fortalecimento da rede de escolas de alternância no país

A Fondation ONDJYLA com o Instituto CRIIA realizou uma missão de serviço a Moçambique em resposta ao pedido da Associação para a Promoção das Escolas Profissionais Familiares Rurais de Moçambique (APEPFRUM). Durante a mesma, teve lugar uma sessão de formação da sua Equipa Pedagógica Nacional, dando resposta às necessidades das nove escolas que se converteram em Institutos Profissionais Familiares Rurais (IPFR) em 2023 por adaptação à nova legislação educativa moçambicana. Previamente tinha-se realizado com eles um trabalho de adaptação dos planos de formação ao novo currículo e ao sistema de alternância.Durante a missão, realizaram-se reuniões com o Ministério de Educação, Caritas de Moçambique, a rede salesiana de escolas, a Conferência Episcopal (as escolas têm desde o início o apoio de Caritas e de outras instituições da Igreja Católica) e a ANEP (Autoridade Nacional de Ensino Profissional). Foi apresentada uma proposta de Convénio de Colaboração para assistência técnica e consultoria do Instituto CRIIA com a APEPFRUM.

2024-03-04

Vitória Brasil - Encontro de investigadores do Instituto CRIIA com a Fondation Ondjyla, AIMFR, MEPES e UFES

O Instituto CRIIA participou na organização e desenvolvimento de um encontro promovido pela Fondation Ondjyla e a Associação Internacional de Movimentos Familiares de Formação Rural (AIMFR), para dar seguimento ao Estudo de “As contribuições dos Centros Educativos Familiares de Formação por Alternância (CEFFA) desde a perspetiva dos seus protagonistas”. No dito estudo - que envolve a Argentina, Brasil, Camarões, Canadá, Colômbia, Espanha, Filipinas, Guatemala, Honduras, Itália, Moçambique, Perú e Portugal - participam várias universidades de América e Europa. Uma delas, a Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), foi anfitriã em Vitória (Estado de Espírito Santo) do Seminário Internacional sobre pedagogia da Alternância que se celebrou no dia 8 de março. Foi assinado um convénio de colaboração com a UFES para a formação de formadores e a investigação conjunta em temas de educação e desenvolvimento rural, bem como para a produção de publicações científicas.Entre 4 e 7 de março, teve lugar em Piúma, na sede do Centro de Formação e Reflexão do MEPES (Movimento de Educação Promocional do Espírito Santo), um encontro com investigadores de diversas universidades de alguns dos países participantes no Estudo (concretamente de Argentina, Brasil, Canadá, Espanha, Guatemala, Moçambique, Perú e Portugal). Interessante intercambio de experiências que mostra como o sistema de alternância/dual se adapta a diferentes contextos, territórios e políticas educativas. Está previsto que neste ano se possa terminar o Estudo e que se difunda por diversos meios, incluindo publicações científicas.A delegação internacional visitou, a EFA de Olivânia, primeira CEFFA do Brasil e da América Latina, assim como um empreendimento de uma antiga aluna graduada na dita escola dedicado à produção, comercialização e exportação de polpa de frutas. Sem dúvida, um exemplo ao vivo do impacto da formação dos CEFFA.

2024-01-26

Angola - Programa Melhor Arroz

Foi realizado no dia 26 de janeiro o dia de campo do Programa Melhor Arroz, sobre a coordenação da da Universidade Federal de Lavres em parceria com os Jardins da Yoba, Associação SEIVA e Fundação Ondjyla. O ensaio realizou-se na fazenda Nelson Rodrigues no Dombe-Grande em Angola. No ano que se celebra o Cultivo Nacional do Arroz, dedicou-se um dia à cultura de arroz de terras altas, onde foram testados 20 novos genotipos, com o intuito de avaliar o potencial agronómico do arroz no local, tendo em consideração o potencial da produção agricula familiar.#produção #sustentabilidade #conhecimento #agricultura #melhorarroz

Testemunhos

Orientação profissional e projectos no NUFED 427

Apresentação das reuniões literárias dialógicas

Experiência pessoal e obrigado

FONDATION ONDJYLA

Ondjyla significa “caminho” numa das línguas do continente Africano. A Fondation Ondjyla quer contribuir para que mais jovens construam o caminho da sua vida, tornando-se os autores do seu destino.

A fundação está comprometida com a promoção do conhecimento, do empreendedorismo, da geração de emprego e do intercâmbio, com um foco particular nos jovens Africanos, assim contribuindo para o empoderamento, a sustentabilidade e o desenvolvimento das pessoas e das comunidades, em especial as crianças e os jovens.

É convicção da fundação que o acesso à formação técnica e orientada para a profissionalização poderá ter um impacto de relevo nas condições de vida dos jovens que agora se preparam para o mercado de trabalho e das suas famílias. A fundação pretende, igualmente, proporcionar às diferentes populações os instrumentos e a opção de desenvolverem uma actividade económica que lhes assegure uma vida condigna junto das comunidades onde cresceram e estão integradas.