2018-06-07

Reunião com Direcção da UNEFA União das Escolas Familiares Agrárias -Espanha

Realizou-se a apresentação da Plataforma DIGITAL-GROW, com as suas duas secções Biblioteca e Formação. Houve acordo de implicação e compromisso para a obtenção de materiais a incluir na Biblioteca e igualmente viu-se a oportunidade e possibilidades que a plataforma oferece na difusão noutros países que começarão a utilizá-la para a formação institucional dos formadores. UNEFA vendo a necessidade de estudos de impacto participará no projecto de investigação. Na próxima “Escola de Verão” em Badajoz, solicitaram que sejam apresentados a plataforma e o projecto de investigação, aos directores e dirigentes de todas as escolas de Espanha.

2018-05-30

Reunião da Fondation Ondjyla/AIMFR, MEPES, com a UFES (Univ. Federal do Espírito Santo)

Foi apresentado o projecto e o Grupo de Investigação de Universidades que trabalham temas relacionados com o sistema da Pedagogia da Alternância e o Desenvolvimento Rural. Este grupo é liderado pela Universidade de Sherbrooke (Canadá) e formam parte deste grupo, profesores de sete universidades. Nesta reunião, por sugestão do MEPES, pretende-se integrar a Universidade Federal do Espirito Santo. A agenda de trabalho foi apresentada e aceite pelas partes (MEPES e UFES). Na sessão de trabalho foi apresentado o projecto de investigação que foi considerado necessário e oportuno por todas as partes.

2018-05-29

Sessão de trabalho com o MEPES (Brasil)

A Equipa da “Fondation Ondjyla” – Francisco da Cruz Fernandes, Pedro Puig e Ricardo Ixen- , tivémos a oportunidade de fazermos uma apresentação da plataforma - Biblioteca e Formação – à Direção do MEPES. A Biblioteca despertou uma boa adesão, tanto para a utilização dos documentos existentes como no interesse em colocar os documentos (livros, revistas, artigos e vídeos) das EFAs do Brasil na plataforma. Em relação à Formação “Virtual Alternância”, houve uma manifestação de interesse à medida que íamos apresentando os módulos. Para o MEPES, a Formação da nossa plataforma, foi vista como uma solução ao problema actual que têm no que diz respeito à formação de formadores, para poder chegar a mais formadores com menos custos.

FONDATION ONDJYLA

Ondjyla significa “caminho” numa das línguas do continente Africano. A Fondation Ondjyla quer contribuir para que mais jovens construam o caminho da sua vida, tornando-se os autores do seu destino.

A fundação está comprometida com a promoção do conhecimento, do empreendedorismo, da geração de emprego e do intercâmbio, com um foco particular nos jovens Africanos, assim contribuindo para o empoderamento, a sustentabilidade e o desenvolvimento das pessoas e das comunidades, em especial as crianças e os jovens.

É convicção da fundação que o acesso à formação técnica e orientada para a profissionalização poderá ter um impacto de relevo nas condições de vida dos jovens que agora se preparam para o mercado de trabalho e das suas famílias. A fundação pretende, igualmente, proporcionar às diferentes populações os instrumentos e a opção de desenvolverem uma actividade económica que lhes assegure uma vida condigna junto das comunidades onde cresceram e estão integradas.