2024-04-23

O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) em Angola, visita Dombe Grande - Benguela (Abril de 2024)

O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento em Angola (PNUD) para Angola, efectuou uma visita à comunidade do Dombe Grande, na província de Benguela, com o objetivo de conhecer as iniciativas promovidas pela Associação SEIVA na região.Numa perspetiva de proximidade com a comunidade, foram realizadas visitas a vários equipamentos locais, nomeadamente áreas de produção, cooperativas, escolas, bairros e áreas de formação e saúde.A visita resulta de uma parceria entre a Associação SEIVA e a Associação INTASA, que têm como objetivo implementar um conjunto de iniciativas na região para reforçar as necessidades locais e contribuir para o desenvolvimento sustentável e inclusivo destas comunidades.

2024-04-22

UFLA e seu desenvolvimento científico nas áreas de Biotecnologia e arroz de terras altas (março de 2024)

A Fondation Ondjyla reuniu-se com a Universidade Federal de Lavras (UFLA) em Minas Gerais com o propósito de conhecer a história e o desenvolvimento cientifico que a UFLA tem vindo a desenvolver, nomeadamente nas áreas da Biotecnologia e do desenvolvimento do arroz de sequeiro, assim como a sua equipa de investigadores, particularmente os Professores Alison Polinelli e Alfredo Lopes, que estiveram na vanguarda da revolução agrícola brasileira.Esta visita permitiu uma melhor compreensão da notável transformação do Brasil como um dos maiores exportadores do mundo, melhorando significativamente a segurança alimentar do país e de que  forma estas iniciativas podem ser adoptadas numa  transferência de know-how com base na relação Sul-Sul.

2024-04-21

Reunião com o SENAR para futura cooperação em matéria de formação - Brasil

A Fondation Ondjyla, os Jardins da Yoba e a Associação SEIVA tiveram um encontro  com o SENAR, uma instituição privada criada sob a tutela da Confederação dos Agricultores do Brasil (CNA), focada no desenvolvimento de conteúdos e na prestação de formação em competências agrícolas. Teve como objectivo entender quais os factores fundamentais de sucesso para a história de sucesso agrícola do Brasil, realçando a estreita relação entre a disseminação do conhecimento, a adoção de tecnologia e o espírito empreendedor que está proporcionando um desenvolvimento rural cada vez mais sustentável. A Fondation Ondjyla manifestou o interesse em estabelecer um quadro para uma futura cooperação.

Testemunhos

Orientação profissional e projectos no NUFED 427

Apresentação das reuniões literárias dialógicas

Experiência pessoal e obrigado

FONDATION ONDJYLA

Ondjyla significa “caminho” numa das línguas do continente Africano. A Fondation Ondjyla quer contribuir para que mais jovens construam o caminho da sua vida, tornando-se os autores do seu destino.

A fundação está comprometida com a promoção do conhecimento, do empreendedorismo, da geração de emprego e do intercâmbio, com um foco particular nos jovens Africanos, assim contribuindo para o empoderamento, a sustentabilidade e o desenvolvimento das pessoas e das comunidades, em especial as crianças e os jovens.

É convicção da fundação que o acesso à formação técnica e orientada para a profissionalização poderá ter um impacto de relevo nas condições de vida dos jovens que agora se preparam para o mercado de trabalho e das suas famílias. A fundação pretende, igualmente, proporcionar às diferentes populações os instrumentos e a opção de desenvolverem uma actividade económica que lhes assegure uma vida condigna junto das comunidades onde cresceram e estão integradas.