2019-09-12

Salvador da Bahia-Brasil. Sessão de Trabalho com a Janinha Gerke (PhD), sobre o Estudo de Impacto

A pesquisa “Estudos dos Impactos da Formação de Jovens por Alternância” está em andamento e encontra-se na fase de adesão das regionais e o questionário piloto está em teste. A Universidade Federal do Espírito Santo UFES, com o MEPES, e outros regionais dos CEFFAs do Brasil, estão reunindo todos os esforços para a mobilização e divulgação das propostas desse trabalho, e acreditamos que os resultados a serem alcançados beneficiarão o coletivo e as realidades individuais de cada CEFFA, pois haverá uma apropriarão das questões a partir de suas particularidades, como também dos dados do contexto regional, nacional e internacional.

2019-09-11

Salvador da Bahia, Brasil. Audiência Pública na Assembleia Legislativa do Estado da Bahia para Diálogo sobre a Pedagogia da Alternância

Realizou-se uma Audiência Pública na Assembleia Legislativa, participaram o Secretário de Estadual de Educação, 5 deputados estaduais, e cerca de duzentos participantes do movimento dos CEFFAs, convidados e imprensa. Houve ampla cobertura televisiva. Houve unânime reconhecimento do trabalho das EFAs ao longo de 40 anos da AECOFABA e 25 anos da REFAISA (duas redes de EFAs da Bahia).

2019-09-11

Salvador da Bahia, Brasil. IV Seminário Internacional e Conferência Nacional da Pedagogia da Alternância no Brasil (50 Anos)

Realizou-se um grande evento comemorativo da Pedagogia da Alternância, 50 anos no Brasil, 40 anos da rede AECOFABA e 25 anos da rede REFAISA. Contou com cerca de 500 inscritos de todas as geografias do Brasil e uma delegação internacional. Nestes 3 dias de oficina, foram trabalhados os seguintes Eixos Temáticos relacionados com as Práticas e Pesquisas sobre a Formação em Alternância:I-              Gestão Associativa;II-            Pedagogia da Alternância;III-           Formação Integral;IV-           Desenvolvimento do Meio (Local e Sustentável);V-            Financiamento e Políticas Públicas da Educação;VI-           Educação Contextualizada e Educação do Campo;VII-         Sustentabilidade e Agroecologia.

FONDATION ONDJYLA

Ondjyla significa “caminho” numa das línguas do continente Africano. A Fondation Ondjyla quer contribuir para que mais jovens construam o caminho da sua vida, tornando-se os autores do seu destino.

A fundação está comprometida com a promoção do conhecimento, do empreendedorismo, da geração de emprego e do intercâmbio, com um foco particular nos jovens Africanos, assim contribuindo para o empoderamento, a sustentabilidade e o desenvolvimento das pessoas e das comunidades, em especial as crianças e os jovens.

É convicção da fundação que o acesso à formação técnica e orientada para a profissionalização poderá ter um impacto de relevo nas condições de vida dos jovens que agora se preparam para o mercado de trabalho e das suas famílias. A fundação pretende, igualmente, proporcionar às diferentes populações os instrumentos e a opção de desenvolverem uma actividade económica que lhes assegure uma vida condigna junto das comunidades onde cresceram e estão integradas.

Testemunhos

Orientação profissional e agradecimentos

Alternância e desenvolvimento de habilidades em jovens

Ana Ochoa, incidência de treino virtual em alternância