2025-03-12
Organização: Ministério de Educação; Instituto CRIIA; UNESCOObjetivos da Jornada: a) Apresentar a Mesa Técnica Interinstitucional sob a direção do Ministério de Educação; b) Visibilizar o impacto dos CEFFA e a pertinência do sistema dual, com a apresentação do estudo de Guatemala e o estudo mundial; c) Refletir sobre a educação rural e os seus desafios, especialmente na Guatemala, bem como troca de experiências de diversos países.O Estudo de Impacto, contou com o apoio da Fundação Ondjyla desde o início até ao lançamento do livro no dia 12 de Março de 2025. Este livro está disponível na Biblioteca do Digital Grow.Las contribuciones de los Centros Educativos Familiares de Formación por Alternancia (CEFFA) desde la perspectiva de sus protagonistas. Una investigación en 13 países.
2024-12-02
Entre 18 a 22 de Novembro de 2024, realizou-se uma Sessão de Trabalho entre diversas organizações: SEIVA, “Jardins da Yoba” e F.Ondjyla/I.CRIIA. Foi feito o ponto da situação sobre os avanços em relação à última missão.Efetuámos visitas a 2 localidades onde se poderá abrir EFRs, e trabalhámos com os responsáveis de cada uma das missões: Gambos e Huíla (ver mapa):EFR na Missão da Huíla (a 36 kms do Lubango, capital da Província da Huíla):Existe uma “Escola de Artes e Ofícios” com dificuldades no funcionamento e com algumas infraestruturas a serem reabilitadas. O novo responsável, Pe. Eugénio está interessado em relançar a escola, mas com o modelo EFR.EFR na Missão dos Gambos (a 127 kms do Lubango):Na Missão, está em construção um grande complexo que inclui uma Escola (com modelo a definir) e um Centro de Saúde. A infraestrutura nova estará pronta em Maio de 2025. O Pe. Jacinto Pio Wacussanga, está interessado em implementar a EFR nesta missão. Pediu uma Sessão/Formação na Missão, com atores intervenientes na futura EFR, que se realizará em Fev/Mar próximo, nesta missão e na outra.As “possíveis” EFR de Jau e de Quihita: - EFR de Jau, será em parceria com a Administração Comunal de Jau, que conta com boas infraestruturas, mas que necessitará de um trabalho de promoção mais cuidado (Fev/Mar ’25);- EFR da Quihita, numa Missão Católica, situada entre Huila e Gambos. Em Fev/Mar faremos a identificação do local e a promoção junto dos responsáveis.
2024-09-25
Uma obra realizada pela Fondation Ondjyla e Associação SEIVA, com o objetivo de trazer conhecimento e capacidade para organizar e transformar o agronegócio em Angola e promover a discussão entre vários actores intervenientes da cadeia de valor agrícola, sobre como o agronegócio pode impulsionar o desenvolvimento sustentável de um país, com impacto na economia, nas famílias e nas pessoas, em particular do meio rural.A estruturação do livro é fruto do trabalho desenvolvido em Angola, incorporando diversas experiências nacionais e internacionais. Contando com a participação de 32 autores, 31 estudos de caso, abrangendo 6 países e 4 universidades.https://s3.sa-east-1.amazonaws.com/dg-cdi/documents/62ea376c2d6db235af89e97725bd928c4e15efe7.pdf
Orientação profissional e projectos no NUFED 427
Apresentação das reuniões literárias dialógicas
Experiência pessoal e obrigado