2025-06-13

Angola - Lubango. Seminário com a apresentação do Sistema DUAL/Alternância

Destinado aos parceiros: autoridades públicas e da hierarquia da Igreja. O Seminário que foi organizado no Lubango, contando com a presença da Vice-Governadora da Província, Dra. Maria João Tchipalavela. A rede de relações público-privadas que foi tecida em torno dos EFRs continua a ser fortalecida. Nesse sentido, a colaboração do Estado com a Igreja (suas “missões católicas”) e empresas (por exemplo: Jardins da Yoba), será fundamental para a sustentabilidade das escolas. Em particular, a necessidade do Ministério da Educação e o Instituto Nacional de Emprego e Formação Profissional (INEFOP) pagarem os professores ficou clara no seminário. O Instituto CRIIA se encarregaria da assistência técnica a essas escolas na modalidade dual/alternância (promovidas pela Associação SEIVA), enquadrada no ensino médio técnico (2º Ciclo de Ensino Técnico Profissional), para idades entre 14 e 17 anos.

2025-06-10

Angola - Lubango. Formação de candidatos a Formadores

A Fundação ONDJYLA / Instituto CRIIA, realizaram uma sessão de formação de vários dias no Lubango com os potenciais professores das primeiras Escolas Familiares Rurais (EFR) de Angola. Dois dias de formação em sala e um dia de formação no campo, incluindo as várias missões católicas na província (futuros locais das escolas).

2025-06-07

Colômbia | Formação Dual / Alternância para as zonas rurais a professores do ITAF (Institutos Técnicos Agrícolas e Florestais)

No âmbito do Diploma em "Introdução ao Sistema Pedagógico Dual / Alternância", o Instituto CRIIA realizou visitas de acompanhamento aos Projetos de Investigação e Experimentação Pedagógica dos professores inscritos nesta formação. Estas visitas permitem uma formação personalizada e reforçam a capacidade de investigação dos participantes.Este Diploma, atribuído pela Universidade de San Carlos da Guatemala, envolve os ITAFs dos municípios de El Tambo e Cajibío, no departamento de Cauca, e Darién, no departamento de Valle. Ao longo de 2025, haverá várias sessões virtuais (junho e julho) e presenciais (outubro), com conclusão em janeiro de 2026.

Testemunhos

Orientação profissional e projectos no NUFED 427

Apresentação das reuniões literárias dialógicas

Experiência pessoal e obrigado

FONDATION ONDJYLA

Ondjyla significa “caminho” numa das línguas do continente Africano. A Fondation Ondjyla quer contribuir para que mais jovens construam o caminho da sua vida, tornando-se os autores do seu destino.

A fundação está comprometida com a promoção do conhecimento, do empreendedorismo, da geração de emprego e do intercâmbio, com um foco particular nos jovens Africanos, assim contribuindo para o empoderamento, a sustentabilidade e o desenvolvimento das pessoas e das comunidades, em especial as crianças e os jovens.

É convicção da fundação que o acesso à formação técnica e orientada para a profissionalização poderá ter um impacto de relevo nas condições de vida dos jovens que agora se preparam para o mercado de trabalho e das suas famílias. A fundação pretende, igualmente, proporcionar às diferentes populações os instrumentos e a opção de desenvolverem uma actividade económica que lhes assegure uma vida condigna junto das comunidades onde cresceram e estão integradas.