2018-11-14

Construção de uma App útil aos agricultores

Realizaram-se duas sessões por Skype/WhatsApp entre o CANE, F. Atlântico, F. Ondjyla e Nearsoft onde foram definidos os temas prioritários a desenvolver para a “Aplicação”, a partir de uma lista identificada previamente.

2018-10-31

Oficina de Trabalho e Formação com a Equipa Técnica

Contando com a participação dos 8 técnicos afectos ao Projecto de Assistência Técnica e Extensionismo Rural, realizou-se uma Oficina de Trabalho que teve como objectivo a construção das métricas para a terceira parte da recolha de dados das 182 famílias. Essas métricas são fundamentais para obtermos os termos de comparação futura, ou seja, a identificação do “marco zero” - os dados quantitativos antes da operação dos 8 técnicos no terreno. Depois, ciclicamente (anual ou trianual) poderemos recolher dados actualizados, facilitando a análise de impacto da intervenção do CANE no terreno. Também foram identificados temas para pequenas capacitações aos agricultores.

2018-10-30

Visita aos Agricultores do Dombe Grande (Benguela, Angola)

Efectuámos várias visitas ao terreno. Fomos recebidos pelo Presidente da Cooperativa de Agricultores do Dombe Grande (CAPIAD), o Sr. Rosa Flor, que nos acompanhou nalgumas visitas. Pudemos observar o dinamismo de alguns pequenos agricultores, que tinham várias culturas em regadio e possuíam bombas de água próprias.

FONDATION ONDJYLA

Ondjyla significa “caminho” numa das línguas do continente Africano. A Fondation Ondjyla quer contribuir para que mais jovens construam o caminho da sua vida, tornando-se os autores do seu destino.

A fundação está comprometida com a promoção do conhecimento, do empreendedorismo, da geração de emprego e do intercâmbio, com um foco particular nos jovens Africanos, assim contribuindo para o empoderamento, a sustentabilidade e o desenvolvimento das pessoas e das comunidades, em especial as crianças e os jovens.

É convicção da fundação que o acesso à formação técnica e orientada para a profissionalização poderá ter um impacto de relevo nas condições de vida dos jovens que agora se preparam para o mercado de trabalho e das suas famílias. A fundação pretende, igualmente, proporcionar às diferentes populações os instrumentos e a opção de desenvolverem uma actividade económica que lhes assegure uma vida condigna junto das comunidades onde cresceram e estão integradas.