2022-10-14

Honduras. (Sessão de trabalho virtual)

Na sequência da receção dos temas de formação propostos pelos potenciais formandos de Honduras, houve uma organização de um Plano de Formação, com 4 eixos geradores:1) Sistema de Alternância (2 módulos: introdução e pilares; instrumentos da alternância); 2) Plano de Formação e Virtual Alternância (2 módulos: características e atores; transversalização das áreas); 3) Empreendedorismo e Projeto (1 módulo); 4) O papel dos Formadores (1módulo).Esta formação de 6 módulos, terá uma duração de 6 meses. Destina-se a formadores de formadores do INFOP e a docentes dos CEFED.

2022-10-13

Guatemala. Cidade de Guatemala - Encontros com: “Instituto de Investigaciones Educativas, IEE”; EFPEM-USAC; e UNESCO.

IEE – com os Diretores - Oscar Hugo López Rivas e Enrique Cortéz - o tema tratado foi o Estudo de Impacto. A Guatemala já terminou a primeira fase do Estudo, a parte quantitativa; em breve pretendem avançar na parte qualitativa, que inclui “as histórias de vida”. Em breve haverá condições para avançar nas investigações em relação a este país.EFPEM – “Escuela de Formación de Profesores de Enseñanza Media” (USAC)Tivemos uma reunião com a nova Directora da Escola da EFPEM – Lucrecia Crispin MSc.– que reiterou o interesse em continuar o trabalho desenvolvido com a AIMFR/F.Ondjyla, nomeadamente a homologação dos “Diplomados”. Com a nova Direção ficou acordado que será feito um acordo com a designação de “Cartas de Entendimento” onde se dará continuidade ao que já havia sobre investigação, formações, uso da plataforma, congressos e publicações.UNESCO – Encontro com Lucia Verdugo, Directora de UNESCO. Houve uma troca de informações interessantes, sobre a situação da Educação no país e possível enquadramento em programas das Nações Unidas.

2022-10-11

Guatemala - Quetzaltenango. Cápsulas

Um dos assuntos trabalhados com responsáveis de FUNDAP e a nossa equipa foi o tema das “CÁPSULAS”. Cápsulas são pequenos vídeos gravados sobre temas técnicos concretos que podem ter uma duração entre 15 e 20 minutos cada. Viu-se a necessidade de definir um formato prévio a experimentar até se chegar a um formato standard. Vamos dar início à produção de cápsulas na área de Saúde. A partir dos “eixos geradores” identificam-se unidades temáticas – as cápsulas. Inicialmente foram identificados 4 eixos geradores: “Tratamento humano, relação entre pessoas”; “Atenção a pessoas idosas”; “Atenção pediátrica comunitária”; e “Nutrição infantil”.As primeiras cápsulas vão ser produzidas em Espanha, enquadradas nos 4 eixos geradores expostos.Em breve, será criada uma “nova janela” na Biblioteca do “Digital Grow” para se colocarem as cápsulas; estas também serão colocadas na plataforma do FUNDAP. Este acervo será de grande utilidade também para países de África e de outros continentes.

Testemunhos

Orientação profissional e projectos no NUFED 427

Apresentação das reuniões literárias dialógicas

Experiência pessoal e obrigado

FONDATION ONDJYLA

Ondjyla significa “caminho” numa das línguas do continente Africano. A Fondation Ondjyla quer contribuir para que mais jovens construam o caminho da sua vida, tornando-se os autores do seu destino.

A fundação está comprometida com a promoção do conhecimento, do empreendedorismo, da geração de emprego e do intercâmbio, com um foco particular nos jovens Africanos, assim contribuindo para o empoderamento, a sustentabilidade e o desenvolvimento das pessoas e das comunidades, em especial as crianças e os jovens.

É convicção da fundação que o acesso à formação técnica e orientada para a profissionalização poderá ter um impacto de relevo nas condições de vida dos jovens que agora se preparam para o mercado de trabalho e das suas famílias. A fundação pretende, igualmente, proporcionar às diferentes populações os instrumentos e a opção de desenvolverem uma actividade económica que lhes assegure uma vida condigna junto das comunidades onde cresceram e estão integradas.