2022-07-19

Yaoundé, Camarões - Desenvolvimento do Diplomado em Formação Básica no Sistema Pedagógico de Alternância (CEFFA)

Realizou-se o primeiro encontro nacional com os formadores de CEFFA nos Camarões. Esta formação está acreditada pela Universidade de San Carlos da Guatemala. Esta formação promovida em conjunto com a AIMFR e a Fundação Ondjyla, conta desta vez com o acompanhamento in situ da formação.

2022-07-18

Yaoundé, Camarões - Acompanhamento aos delegados nacionais de PROCEFFA

No âmbito do “Diplomado” em "Investigação e produção didática na formação por Alternância", acreditado pela Universidade de San Carlos da Guatemala, a Fundação Ondjyla em parceria com a AIMFR promovem o acompanhamento in situ para fortalecer as capacidades didáticas e metodológicas dos delegados na formação de formadores.

2022-06-09

Tetuán, Marrocos. IV Colóquio Internacional sobre Cooperação ao Desenvolvimento no Norte de Marrocos.

Durante a primeira semana de junho, Jordi González-García e Andreu Gutiérrez-Sierra participaram no IV Coloquio Internacional sobre Cooperação ao Desenvolvimento no Norte de Marrocos, onde apresentaram a comunicação “A pedagogia da alternância: o reto de dignificar as pessoas e o seu território”, apresentando a pedagogia da Alternância e as possibilidades da virtualidade parcial -com o apoio da plataforma Digital Grow da Fundação Ondjyla- como uma solução adequada em origem. Uma formação personalizada e integral que ajude aos jovens a dar-se conta das oportunidades que lhes oferece o seu território para desenvolver o seu projeto pessoal e profissional. Não se trata de conseguir que não queiram emigrar, mas que queiram ficar.

Testemunhos

Orientação profissional e projectos no NUFED 427

Apresentação das reuniões literárias dialógicas

Experiência pessoal e obrigado

FONDATION ONDJYLA

Ondjyla significa “caminho” numa das línguas do continente Africano. A Fondation Ondjyla quer contribuir para que mais jovens construam o caminho da sua vida, tornando-se os autores do seu destino.

A fundação está comprometida com a promoção do conhecimento, do empreendedorismo, da geração de emprego e do intercâmbio, com um foco particular nos jovens Africanos, assim contribuindo para o empoderamento, a sustentabilidade e o desenvolvimento das pessoas e das comunidades, em especial as crianças e os jovens.

É convicção da fundação que o acesso à formação técnica e orientada para a profissionalização poderá ter um impacto de relevo nas condições de vida dos jovens que agora se preparam para o mercado de trabalho e das suas famílias. A fundação pretende, igualmente, proporcionar às diferentes populações os instrumentos e a opção de desenvolverem uma actividade económica que lhes assegure uma vida condigna junto das comunidades onde cresceram e estão integradas.