2024-12-02

Angola – Missão de Acompanhamento do processo de abertura de Escolas Familiares Rurais

Entre 18 a 22 de Novembro de 2024, realizou-se uma Sessão de Trabalho entre diversas organizações: SEIVA, “Jardins da Yoba” e F.Ondjyla/I.CRIIA. Foi feito o ponto da situação sobre os avanços em relação à última missão.Efetuámos visitas a 2 localidades onde se poderá abrir EFRs, e trabalhámos com os responsáveis de cada uma das missões: Gambos e Huíla (ver mapa):EFR na Missão da Huíla (a 36 kms do Lubango, capital da Província da Huíla):Existe uma “Escola de Artes e Ofícios” com dificuldades no funcionamento e com algumas infraestruturas a serem reabilitadas. O novo responsável, Pe. Eugénio está interessado em relançar a escola, mas com o modelo EFR.EFR na Missão dos Gambos (a 127 kms do Lubango):Na Missão, está em construção um grande complexo que inclui uma Escola (com modelo a definir) e um Centro de Saúde. A infraestrutura nova estará pronta em Maio de 2025. O Pe. Jacinto Pio Wacussanga, está interessado em implementar a EFR nesta missão. Pediu uma Sessão/Formação na Missão, com atores intervenientes na futura EFR, que se realizará em Fev/Mar próximo, nesta missão e na outra.As “possíveis” EFR de Jau e de Quihita: - EFR de Jau, será em parceria com a Administração Comunal de Jau, que conta com boas infraestruturas, mas que necessitará de um trabalho de promoção mais cuidado (Fev/Mar ’25);- EFR da Quihita, numa Missão Católica, situada entre Huila e Gambos. Em Fev/Mar faremos a identificação do local e a promoção junto dos responsáveis.

2024-09-25

ANGOLA - Luanda O impacto transformador do Agronegócio MOTOR DE DESENVOLVIMENTO PARA ANGOLA

Uma obra realizada pela Fondation Ondjyla e Associação SEIVA, com o objetivo de trazer conhecimento e capacidade para organizar e transformar o agronegócio em Angola e promover a discussão entre vários actores intervenientes da cadeia de valor agrícola, sobre como o agronegócio pode impulsionar o desenvolvimento sustentável de um país, com impacto na economia, nas famílias e nas pessoas, em particular do meio rural.A estruturação do livro é fruto do trabalho desenvolvido em Angola, incorporando diversas experiências nacionais e internacionais. Contando com a participação de 32 autores, 31 estudos de caso, abrangendo 6 países e 4 universidades.https://s3.sa-east-1.amazonaws.com/dg-cdi/documents/62ea376c2d6db235af89e97725bd928c4e15efe7.pdf

2024-07-25

ANGOLA - Benguela - Dombe Grande | PNUD Angola visita actividades em curso

No âmbito da parceria estabelecida com a SEIVA, a equipa do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) em Angola realizou uma visita no âmbito da implementação do Projeto KURIMA. Trata-se de um projeto que inclui uma aposta na Inclusão digital e competências de futuro para jovens, com recurso a energias limpas, a ser desenvolvido no Dombe Grande, Benguela.A iniciativa conta com um programa de formação digital, uma biblioteca juvenil numa escola e um centro de processamento e transformação alimentar, com conclusão prevista para maio de 2025. “Quem partilha o que sabe muda a história de quem aprende”Escola St. Ana - Dombe Grande

Testemunhos

Orientação profissional e projectos no NUFED 427

Apresentação das reuniões literárias dialógicas

Experiência pessoal e obrigado

FONDATION ONDJYLA

Ondjyla significa “caminho” numa das línguas do continente Africano. A Fondation Ondjyla quer contribuir para que mais jovens construam o caminho da sua vida, tornando-se os autores do seu destino.

A fundação está comprometida com a promoção do conhecimento, do empreendedorismo, da geração de emprego e do intercâmbio, com um foco particular nos jovens Africanos, assim contribuindo para o empoderamento, a sustentabilidade e o desenvolvimento das pessoas e das comunidades, em especial as crianças e os jovens.

É convicção da fundação que o acesso à formação técnica e orientada para a profissionalização poderá ter um impacto de relevo nas condições de vida dos jovens que agora se preparam para o mercado de trabalho e das suas famílias. A fundação pretende, igualmente, proporcionar às diferentes populações os instrumentos e a opção de desenvolverem uma actividade económica que lhes assegure uma vida condigna junto das comunidades onde cresceram e estão integradas.